Para celebrar a data, Organização lança a campanha #nascemosinclusivos, além de um selo comemorativo

O Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, celebra em 4 de abril 60 anos de atuação na prevenção e promoção da saúde, defesa e garantia de direitos, produção e disseminação de conhecimento e promoção da autonomia e do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual para que sejam incluídas em todas as esferas sociais, desde o nascimento até o envelhecimento. Para celebrar a data, a Organização está lançando a campanha #nascemosinclusivos nas redes sociais, além de um selo comemorativo, que deve ser divulgado em diversas ações ao longo do ano.

Há 60 anos somos referência na causa da deficiência intelectual, com programas que promovem a inclusão social e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual. Nos orgulhamos da nossa trajetória”, diz Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente. “Vivemos tempos difíceis, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que está impondo desafios imensos para nossa Organização, mas continuamos oferecendo apoio com excelência às pessoas com deficiência intelectual e familiares em todos os nossos serviços”, afirma.

Em 2020, em razão da pandemia e das medidas de isolamento social, o Instituto Jô Clemente implementou o atendimento remoto na maior parte dos serviços, por meio dos teleatendimentos, realizados através de plataformas de áudio, vídeo e mensagens, de acordo com a disponibilidade das famílias. “Adequamos nossas operações para mantermos os atendimentos à distância. Para isso, nossos profissionais desenvolveram diversos materiais educacionais e de orientação para as pessoas com deficiência, pais e cuidadores. Implantamos, também, a telemedicina e mantivemos os serviços essenciais em pleno funcionamento, respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias para prevenir a proliferação do vírus”, comenta Daniela.

Em 2020, a Instituição atendeu 19.069 pessoas, remota e/ou presencialmente, em serviços como Ambulatório de Triagem Neonatal, Estimulação e Habilitação, Ambulatório de Diagnóstico, Atendimento Educacional Especializado, Jurídico Social, Inclusão Profissional, Longevidade e outros. No Teste do Pezinho, que a Organização implementou no Brasil em 1976, foram 387.176 bebês triados.

Ao longo da nossa trajetória, superamos muitos desafios e evoluímos muito, sempre com foco na ampliação dos serviços e na manutenção da excelência que nos tornou referência na causa da deficiência intelectual. Nosso propósito é promover o real protagonismo dessas pessoas, por isso, investimos muito em programas de inclusão social, tanto escolar quanto profissional. Com isso, já contribuímos para que mais de 2.800 jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou autismo conquistassem espaço no mercado de trabalho”, comenta Daniela.

O Instituto Jô Clemente foi fundado em 1961 por um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual que viam o potencial de seus filhos e queriam desenvolver suas habilidades, a fim de que fossem incluídos na sociedade, por meio de apoio especializado. Com o passar das décadas, a Organização criou e implementou programas de saúde, prevenção à violência e garantia de direitos, geração de conhecimento através de pesquisas, seminários e cursos de capacitação, apoio educacional para a educação inclusiva, inclusão profissional e apoio ao processo de envelhecimento.

Campanha

A campanha #nascemosinclusivos teve início em março, quando influenciadores e celebridades foram convidados para serem embaixadores dos 60 anos do Instituto Jô Clemente e começaram a postar em suas redes sociais fotos e vídeos com camiseta comemorativa dos 60 anos. “Nossa ideia é disseminar nossa crença, valores e propósito, eng​ajando a sociedade a lutar pela inclusão de pessoas com deficiência intelectual em todas as esferas sociais”, afima Isa Degaspari, gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto.

Ao longo do ano, diversas ações devem ser realizadas, como a divulgação de histórias de pessoas apoiadas pela Organização, lives, peças publicitárias que devem ser divulgadas em veículos de comunicação e pontos estratégicos do município de São Paulo e relacionamento com formadores de opinião. A campanha contará, ainda, com peças que remontam a trajetória do Instituto desde sua fundação. “Queremos mostrar o quanto é importante o nosso trabalho para sensibilizar a sociedade a abraçar a causa também”, completa Isa.​