Boletim - 7ª edição – Setembro de 2022

Novos serviços do IJC

A partir de meados de setembro o IJC passará a oferecer novos serviços, inicialmente para o público privado (particular) da instituição: 1) Metodologia ABA para crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA); e 2) Avaliação audiológica infantil; avaliação do processamento auditivo central (PAC); e treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) para crianças com suspeita ou diagnóstico de transtorno do processamento auditivo.

Metodologia ABA

A análise aplicada do comportamento (do inglês analysis behavior applied – ABA) usa métodos e técnicas sistemáticas e baseadas em evidências, tendo como foco a gestão da solução de problemas que são socialmente relevantes na intervenção das pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é desenvolver o potencial cognitivo e comportamental de crianças ou adolescentes com hipótese ou diagnóstico de TEA para promover autonomia e o desenvolvimento global.

Como diferenciais desse novo serviço, podemos destacar:
- Atendimento e contato personalizado com os profissionais que acompanham a criança ou o adolescente.
- As terapias são realizadas num único local: a sede do IJC no bairro da Vila Clementino, em São Paulo (SP).
- Estrutura com salas novas, feitas exclusivamente para o novo serviço.
- Espaço de espera adequado para os acompanhantes das crianças.
- Agendamento prévio, facilitando o planejamento da agenda da família.

Esse serviço é oferecido apenas na modalidade privada (particular) e somente para crianças de até 14 anos. Dúvidas e agendamentos podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (11) 5080-7164.

Serviços audiológicos

Os outros novos serviços do IJC são destinados a pessoas que possuem alguma suspeita auditiva e incluem a avaliação audiológica infantil; a avaliação do processamento auditivo central (PAC); e o treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) para crianças com suspeita ou diagnóstico de transtorno do processamento auditivo.

A avaliação audiológica infantil é uma avaliação completa, que inclui impedanciomentria/imitanciometria e tem o objetivo de investigar possíveis interferências nos processos de aprendizagem. Ela é composta por:
- Audiometria tonal: testa o grau e o tipo de perda auditiva. O objetivo é avaliar a resposta da criança diante dos sons, emitidos em diferentes frequências para detectar se há perda auditiva e em qual grau.
- Audiometria vocal: avalia a capacidade que a criança tem de entender a voz humana.
- Impedanciometria: é um exame que apresenta resultados aprofundados sobre a estrutura auditiva. Também chamado de imitanciometria, analisa o funcionamento do tímpano, dos ossos da orelha média (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Na maioria das vezes esse exame é solicitado junto com a audiometria, mas também pode ser feito individualmente.

O processamento auditivo central (PAC) refere-se a um conjunto de habilidades específicas que o indivíduo necessita para compreender o que ouve.

O transtorno do processamento auditivo é definido como um déficit em um ou mais processos auditivos centrais, sendo caracterizado por uma ou mais alterações de localização e lateralização sonora, discriminação, reconhecimento auditivo e dos aspectos temporais da audição como resolução, mascaramento, integração e ordenação temporal.

Ele é considerado, primariamente, um déficit na percepção auditiva e que deve ser diferenciado dos demais transtornos de desenvolvimento, cognição e linguagem.

O treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC) é constituído por uma série de tarefas e atividades programadas para estimular o sistema auditivo, possibilitando mudanças positivas no comportamento auditivo da criança.

São utilizados vários recursos para a realização do treinamento. Tal programa de intervenção é desenvolvido a partir das necessidades da criança que foram evidenciadas na avaliação do processamento auditivo central.

O número de sessões é definido por meio dos resultados da avaliação do processamento auditivo central e as tarefas são realizadas em cabine acústica.

Como diferenciais desse novo serviço, podemos destacar:
- Atendimento e contato personalizado com os profissionais que acompanham a criança ou o adolescente.
- Se houver suspeita de transtorno de aprendizagem, a avaliação diagnóstica poderá ser realizada no próprio Instituto Jô Clemente (IJC) com a equipe do Ambulatório de Diagnóstico.
- Se após a avaliação diagnóstica forem necessárias intervenções específicas, temos as terapias especializadas nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Psicopedagogia.
- Espaço de espera adequado para os acompanhantes das crianças.
- Agendamento prévio, facilitando o planejamento da agenda da família.

Esse serviço é oferecido apenas na modalidade privada (particular) e somente para crianças a partir de 2 anos (para avaliação audiológica infantil) e de 8 anos (para avaliação do processamento auditivo central (PAC) e para treinamento auditivo acusticamente controlado (TAAC). Dúvidas e agendamentos podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (11) 5080-7164.