Boletim - 7ª edição – Setembro de 2022

Instituto Jô Clemente (IJC) passa a ser reconhecido pela Fapesp como instituição-sede de pesquisa

Instituições lançam chamada de propostas com o objetivo de ampliar a base de conhecimentos no País sobre a deficiência intelectual e as doenças identificadas pela triagem neonatal, popularmente conhecida como Teste do Pezinho

Michel Brull, presidente voluntário do Conselho de Administração do IJC, que fez a abertura do evento

No último dia 12 de julho foi realizada a cerimônia de assinatura do convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do qual nossa instituição passou a ser reconhecida como instituição-sede de pesquisa. Com isso, o IJC passa a ser uma organização que sedia projetos de pesquisa e a qual se vinculam os pesquisadores responsáveis e/ou beneficiários de alguma modalidade de fomento da Fapesp.

O convênio tem o objetivo de alavancar ainda mais nosso protagonismo no diagnóstico precoce das deficiências intelectuais e das doenças raras com base no fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico.

“Para nós é uma grande conquista receber esse reconhecimento de uma instituição com a credibilidade da Fapesp. Em toda a sua história, o IJC sempre teve a ciência e a inovação como instrumentos para contribuir com a nossa principal missão, que é promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade. Com essa parceria esperamos fomentar cada vez mais o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Luciene Covolan, pesquisadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (Cepi) do Instituto Jô Clemente (IJC).

Durante o evento de assinatura do convênio, a Fapesp e o IJC também anunciaram o lançamento de uma nova chamada de propostas de pesquisas na modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, que financia por até 60 meses projetos liderados por jovens pesquisadores com trajetória de excelência em pesquisa e experiência bem-sucedida após o doutoramento em grupo de pesquisa fora do Brasil e internacionalmente competitivo por, pelo menos, dois anos. A chamada está disponível aqui e as inscrições podem ser feitas até 12 de setembro.

“A palavra sinergia tornou-se um jargão, mas o significado nem sempre é compreendido. A soma de trabalhos, de esforços e de competências é o que melhor caracteriza essa palavra. A presente cooperação entre o IJC e a Fapesp é, nesse sentido, altamente sinérgica. Com a presente chamada direcionamos os esforços e as propostas da comunidade científica e de inovação cujo potencial é de não apenas avançar a fronteira do conhecimento, mas também possui potencial de aplicação relevante. Ao visar a um conjunto da sociedade que enfrenta múltiplas dificuldades, em um país que em si já é tão desigual, contribuímos ainda para a mitigação dessas iniquidades”, afirma Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fapesp.