Em parceria com a Secretaria de Saúde do município, Instituto Jô Clemente passa a oferecer Teste do Pezinho Ampliado aos bebês nascidos na rede pública

Desde 14 de dezembro de 2020, os bebês nascidos na rede pública de saúde do município de São Paulo estão tendo acessso gradativo ao Teste do Pezinho Ampliado. Aos poucos, a Triagem Neonatal, que antes contemplava o diagnóstico precoce de até seis doenças (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência Biotinidase), como ainda é feito na maior parte do país, passa a cobrir a detecção de até 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras.

O Instituto Jô Clemente, que é um Serviço de Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde (MS), é responsável pela capacitação técnica, exames, técnica de coleta e logística de envio da amostra, realização do teste e liberação do laudo, busca ativa, realização de exames confirmatórios, apoio médico aos resultados de exames e da primeira conduta terapêutica e aconselhamento genético dos casos diagnosticados na triagem ampliada, que deverão ser tratados e acompanhados pela rede municipal de Saúde. Enquanto isso, a Secretaria Municipal da Saúde institui os protocolos de tratamento e acompanhamento dos pacientes diagnosticados na rede municipal de Saúde, a fim de garantir a jornada do paciente e assegurar toda a linha de cuidado em todas as suas etapas, de acordo com a idade ideal da criança para o início do tratamento e acompanhamento, conforme cada doença.

Com a ampliação, serão realizados aproximadamente 52.200 exames por mês nos cerca de 8.700 bebês/mês nascidos mensalmente no município via Sistema Único de Saúde (SUS). Doenças como Toxoplasmose, Galactosemias e outras passam a fazer parte da triagem. Para isso, a Secretaria de Saúde está promovendo a adequação nos fluxos para atender às necessidades das novas doenças identificadas: coleta, recoleta, exames confirmatórios, busca ativa e capacitação da rede. Em fevereiro, os exames para a Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID) e Agamaglobulinemia (Agama) foram inseridos no Teste do Pezinho.

Para Sônia Marchezi Hadachi, supervisora do Laboratório do Instituto Jô Clemente, o maior do Brasil em número de exames do Teste do Pezinho realizados, essa é uma conquista muito importante. “O Teste do Pezinho Ampliado assegura o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aos bebês a tempo de evitar ​sequelas à saúde da criança. É importante frisarmos que há doenças que, se não detectadas a tempo, podem provocar a deficiência intelectual, trazer problemas de saúde graves ou até mesmo evoluir para o óbito”, diz.

Por recomendação técnica, a coleta deve ser realizada após as primeiras 48 horas de vida, até o 5º dia depois do nascimento. A coleta é nas maternidades públicas e, em alguns casos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, a Organização é responsável pela realização da triagem de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo. O Laboratório do Instituto Jô Clemente já triou, desde 1976, quando implementou o Teste do Pezinho no Brasil, mais de 17 milhões de crianças brasileiras. Somente em 2020, foram triados 387.176 bebês na Instituição, totalizando 2.567.816 exames.​