Muitos dizem que 2020 é um ano para ser esquecido. Para o Instituto Jô Clemente, é um ano para ser lembrado.

*Cássio dos San​tos Clemente

Claro que foi devastador. Sem dúvida, foi dificílimo. Sob muitos aspectos, cruel.

Havíamos acabado de concluir a transição para a nova marca. Planos de longo prazo e de novos horizontes já se desenhavam quando a pandemia da Covid-19 se abateu sobre todos nós. Era um horizonte, um período de vida, um ano que ninguém gostaria que tivesse havido.

Mas foi um ano sob o qual ratificamos nossas crenças, praticamos a cooperação e se sobrevivemos, e sim, sobrevivemos, ativos, dignos e de pé, foi graças, entre outras coisas, ao nosso time gestor. Membros do conselho de administração, através dos comitês regulares e emergenciais, e o time operacional, sem nenhuma exceção, fizeram 2020 ser o ano a ser lembrado.

Inovação, dedicação, inventividade, contenção, cooperação, colaboração, olhar atento e equidade são termos que compõem essa lembrança do ano que passamos. Cada um de nós teve que se reinventar, rever conceitos, se sacrificar. Sacrificar colegas de trabalho, tudo por um bem maior e coletivo – a possibilidade de sobreviver ao enorme tsunami que se abateu sobre a instituição e que, não fosse a gestão, a governança, os processos, a vivacidade dos nossos valores e a dedicação de todos, não teria sido possível.

Novos parâmetros foram estabelecidos. Novos protocolos foram implementados.

Desde os controles até novos procedimentos para as pessoas com deficiência intelectual e familiares, passando por revisão de salários. Tudo foi revisitado, considerado, avaliado e gerido.

Em meio à revisão de tudo, uma notícia coroa os esforços de muito tempo e de muitos: o Teste do Pezinho Ampliado, contratado pela prefeitura de São Paulo, um prêmio por tanta dedicação, por meio da sensibilização dos gestores municipais.

Aumentando o alento, emendas parlamentares foram vindo ao encontro do nosso orçamento, trazendo oxigênio financeiro. Impressionantemente, estávamos conseguindo passar pela tempestade.

Foi muito intenso e muito difícil o ano de 2020. Mas são esses momentos que nos fazem olhar para frente e continuar acreditando que o sonho é possível, pois se com tanta dificuldade nos foi possível superar os obstáculos, é por que o sonho é viável e com a superação ele fica mais perto.

2021 também terá seus desafios. Nos fará experimentar nossos limites novamente. Exigirá suor, lágrimas e, quem sabe, novos olhares. Mas o início da nova era será sempre o inesquecível 2020.​

Autor

Cássio dos Santos Clemente é ex-presidente do Conselho de Administração do Instituto Jô Clemente​​​