Se liga nas principais notícias do IJC

Vacinação contra a covid-19

No dia 10 de maio teve início a vacinação de pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos. Para marcar a incluão desse grupo no Plano Estadual de Imunização, o Governo do Estado de São Paulo organizou um evento na nossa Instituição, com a presença do governador João Dória, da primeira-dama Bia Dória, da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão e do secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn. Durante a cerimônia, vacinamos 87 pessoas com síndrome de Down apoiadas em nossos serviços.

Victor Godoy foi o primeiro jovem com síndrome de Down a ser vacinado contra a covid-19

Visita ao nosso laboratório

Sônia Hadachi recebe secretária Célia Leão no nosso laboratório

Após o evento início da vacinação de pessoas com síndrome de Down, a secretária Célia Leão visitou nosso laboratório, o maior do Brasil em número de exames do Teste do Pezinho realizados. Célia Leão quis conhecer as novas instalações do laboratório, que foi expandido devido à ampliação do Teste do Pezinho na rede pública da capital paulista de seis para 50 doenças.

Nova área de coleta

Com a ampliação do Teste do Pezinho na rede pública do município de São Paulo, ampliamos nossa área de coleta de exames. Inaugurado em maio, durante o evento que marcou o início da vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a covid-19, o novo espaço tem capacidade para a realização de cerca de 28.800 exames por ano, número 20% maior que o total realizado no ano passado. Para isso, conta com recepção com sete guichês para atendimento, sala de espera e cinco boxes para a realização das coletas. Até o final de 2020, a coleta era realizada em um local ocupado atualmente pelo laboratório, que foi expandido para atender o aumento da demanda por exames do Teste do Pezinho Ampliado.

Nova recepção conta com sete guichês de atendimento

Nova tecnologia

Nova tecnologia deve facilitar a liberação de resultados de exames do Teste do Pezinho

O setor de Tecnologia da Informação, junto ao Administrativo do nosso laboratório e a equipe técnica, implementaram o sistema Automate, conhecido como RPA (Robotic Process Automation ou Automação de Processos por Robô), uma solução inovadora que está no mercado há mais de 20 anos e tem como objetivo ampliar a eficiência operacional e simplificar o processo de liberação de resultados de exames de algumas das doenças detectadas no Teste do Pezinho. “A inovação é, sem dúvidas, o que mantém um negócio em um constante processo de evolução. Sem uma estratégia focada no cumprimento de objetivos, dificilmente uma empresa consegue se manter competitiva no mercado”, diz, Alexandro Soares, supervisor do setor de Tecnologia da Informação.

“É possível que surjam diversos desafios durante a implementação de uma ideia inovadora. Para ultrapassá-los é preciso foco, persistência, integração entre todas as equipes envolvidas. Além disso, precisamos saber exatamente quais os objetivos pretendemos atingir. Não é fácil implementar uma cultura de inovação. As equipes precisam manter a mente aberta para que diversas ideias possam fluir livremente, dando espaço para que a inovação aconteça”, completa Alexandro, referindo-se ao trabalho em conjunto de diversas equipes para a implementação da tecnologia.