Emprego Apoiado chega a Registro (SP)
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a nossa Organização, está levando a metodologia do Emprego Apoiado para a cidade de Registro (SP), onde foi inaugurada no fim de julho uma nova unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O local, que começou a atender o público em 30 de agosto, fica dentro da Diretoria Regional de Saúde DRS – Registro e tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A iniciativa faz parte do programa Meu Emprego Inclusivo e busca beneficiar a empregabilidade das mais de 15 mil pessoas com deficiência em idade produtiva da região do Vale do Ribeira e oferecer cursos de qualificação profissional. Entre as ações do Polo, há um suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós inclusão.
Primeira-dama da capital paulista visita nossa Organização
A primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes, e a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, visitaram nossa Organização em 26 de agosto. Durante a visita, foram entregues cestas básicas do Programa Cidade Solidária a familiares de pessoas com deficiência intelectual apoiadas em nossos serviços.
Programa EMPREENdi já impacta 215 famílias
Lançado em abril deste ano para auxiliar na geração de renda das pessoas com deficiência intelectual e seus familiares, o Programa EMPREENdi – Empoderamento das famílias com pessoas com deficiência, desenvolvido pelo nosso Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI), visa contribuir com a inclusão das famílias de pessoas com deficiência intelectual que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo. Até o momento, o projeto já impactou 215 famílias. A expectativa inicial era auxiliar 200 famílias a abrirem seus próprios negócios e saírem da condição de vulnerabilidade, além de gerar inclusão social, mas a meta foi superada em agosto.
Para isso, o programa passou a contar com três novos parceiros: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Instituto Êxito e EMPREENDA_Asid. Essas instituições se juntaram à Fundação Casas Bahia, Sebrae-SP, Junior Achievement, CEU e Instituto Gente, parceiros desde o início do projeto. Outra grande novidade é que as inscrições passaram a ser abertas para qualquer pessoa que tenha alguém com deficiência intelectual na família. Antes, eram somente famílias de pessoas com deficiência apoiadas nos serviços que oferecemos.
As inscrições para o Programa EMPREENdi podem ser feitas neste link.
Programa de Voluntariado completa 50 anos
Implementado em 1971, o Programa de Voluntariado da nossa Organização completou 50 anos em 9 de agosto. Atualmente são mais de 300 voluntários que realizam atividades de apoio aos serviços de atendimento ao público, além de bazares especiais e trabalhos administrativos.