Boletim - 6ª edição – Junho de 2022

Com as hashtags #testedopezinhoparatodos e #testedopezinhoampliadoparatodos, campanha lançada neste 1º de junho visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de se fazer a Triagem Neonatal

Com o objetivo de conscientizar o poder público e a sociedade civil sobre a importância do Teste do Pezinho, especialmente o Teste do Pezinho Ampliado, estamos lançando neste 1º de junho a 6ª edição da Campanha Junho Lilás, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP), Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert).

“Nosso intuito é orientar a sociedade sobre a necessidade de se fazer o Teste do Pezinho e de expandir a todos os bebês brasileiros o acesso ao Teste do Pezinho Ampliado para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas, emergenciais e tratamentos específicos”, afirma Daniela Mendes, nossa Superintendente Geral e presidente da Unisert. Segundo ela, “é fundamental o diagnóstico precoce de doenças que podem ter sequelas gravíssimas se não tratadas com urgência, por isso, o sistema de saúde deve oferecer a triagem e o acompanhamento adequado, assegurando que todos tenham acesso aos recursos necessários para sua qualidade de vida”, diz.

Em 6 de junho, será realizado um evento na Câmara dos Vereadores de São Paulo para celebrar o decreto 17.745, de 12 de janeiro de 2021, que institui o Dia Municipal do Teste do Pezinho na capital paulista em 6 de junho, mesmo dia em que se comemora do Dia Nacional do Teste do Pezinho. A lei é autoria da vereadora Sonaira Fernandes. O evento será transmitido nas nossas redes sociais oficiais e da TV Câmara SP.

Ao longo de todo o mês, realizaremos diversas ações nas redes sociais, contando com o apoio de celebridades e influenciadores, além da médica pediatra doutora Ana Escobar, embaixadora oficial da Campanha Junho Lilás. “A campanha deste ano propõe um diálogo com a sociedade, com o intuito de orintar pais, mães e cuidadores sobre o que é o Teste do Pezinho e qual a importância para a saúde do bebê”, afima Priscilla de Arruda Camargo, gerente da nossa área de Marketing e Comunicação.

Serviço:

Evento Dia Municipal do Teste do Pezinho:
Quando: 6 de junho, a partir das 14h
Onde:
Para a imprensa e convidados: Palácio Anchieta – Câmara dos Vereadores de São Paulo – Sala Prestes Maia (Viaduto Jacareí, 100);
Para o público: