Dezembro de 2022

8ª Edição

Você Sabia?

Instituto Jô Clemente (IJC) firma parceria com o Instituto Serrapilheira

O Instituto Jô Clemente (IJC), assinou um acordo de cooperação com o Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada e sem fins lucrativos de fomento à Ciência e à divulgação científica no Brasil. A parceria tem o objetivo de realizar editais e chamadas públicas conjuntas para apoio de projetos desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicas ou privadas, com temas afins com a atuação do IJC.

Em 1º de novembro foi lançado o primeiro edital por meio do qual o IJC financiará pesquisas na área de doenças raras de origem genética, que são diagnosticadas atualmente em fase tardia no Brasil. Serão aceitos candidatos que possuam título de doutor e tenham um cargo permanente – como professores ou pesquisadores, por exemplo – em universidade, instituto ou entidade sediada no Brasil, pública ou privada. Também podem se candidatar sócios de empresas ou startups de base tecnológica e servidores públicos em cargos técnicos.

Para essa chamada será destinado o valor global de R$ 900 mil. O IJC fomentará projetos de pesquisa com orçamento máximo de até R$ 300 mil, com previsão máxima de execução de até dois anos. A seleção, em duas etapas, é realizada por revisores internacionais.

Em julho de 2022, o Instituto Jô Clemente (IJC) já havia firmado parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), passando a ser reconhecido como instituição-sede de pesquisa. Esses dois convênios têm o objetivo de alavancar ainda mais o protagonismo do IJC no diagnóstico precoce da deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.

Expediente

Redação: Wanessa Medeiros, Ligian Andrade e Cintia Kadowald.

Revisão e Edição: Priscilla de Arruda Camargo.

Diagramação e Edição Online: Livit Marketing Services

Expediente

Redação: Wanessa Medeiros, Ligian Andrade e Cintia Kadowald.

Revisão e Edição: Priscilla de Arruda Camargo.

Diagramação e Edição Online: Livit Marketing Services